Logo do Projeto de Extensão Bola na Trave

Bola na Trave

O Bola na Trave é um programa de rádio produzido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo trazer as principais informações das rodadas dos principais campeonatos do futebol brasileiro. O programa é produzido por calouros do curso de jornalismo já na primeira fase do curso.

Com a produção dos roteiros para o programa, os estudantes aprendem a compilar os principais acontecimentos das partidas de futebol em linguagem radiofônica, o que contribui no aprendizado de uma escrita concisa e objetiva. Mesmo para quem não entende ou não gosta de futebol, o Bola na Trave funciona como uma oficina de radiojornalismo esportivo. É nele que os estudantes podem aprimorar sobre os principais aspectos da rádio, como a criação e edição de boletins e a locução. O contato com os coordenadores do projeto, que também são estudantes do curso em fases mais avançadas também é fundamental no processo de aprendizado.

Além disso, o Bola na Trave é uma das principais portas de entrada dos estudantes no Núcleo de Jornalismo Esportivo da Rádio Ponto UFSC. Os futuros jornalistas podem se aventurar em outros programas do núcleo, como o Grid de Largada (focado no automobilismo), Ponto de Encontro (programa de debate sobre futebol) e na cobertura de eventos especiais, como mais recentemente a Eurocopa e as Olimpíadas.

“O Bola na Trave é uma grande escola não só para quem quer seguir nessa área de esportes de futebol, mas para quem quer aprender sobre jornalismo e quem quer aprender sobre radiojornalismo porque ele ensina sobre como fazer rádio. Ele te dá toda essa dimensão. Eu vejo muito essa evolução em todas as pessoas que saem do Bola”

Crizan Izauro, um dos coordenadores do Bola na Trave no semestre 2024.1
Acompanhe um dos episódios do Bola na Trave do semestre 2024.1. Para acompanhar as atualizações do projeto, acompanhe a página de Instagram.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *