Conexão UFSC
O Conexão UFSC é um projeto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina que tem como objetivo principal oferecer aos estudantes uma experiência prática do telejornalismo. Os estudantes têm contato com o Conexão UFSC a partir da disciplina Laboratório de Vídeo e Telejornalismo, ofertada na terceira fase do curso.
Através deste telejornal, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades em reportagem, filmagem, edição, apresentação, tudo em um ambiente que mimetiza o processo produtivo de jornalismo e televisão.
Olhar Crítico para temas oportunos a cada semestre
Atualmente, o Conexão UFSC trabalha com temáticas diferentes para cada turma da disciplina, transformando o jornal em edições especiais. Cada edição possui um nome diferente, que já antecipa qual temática cada um abordará. Podemos citar como exemplos, as edições “Conexão Comunidades”, “Conexão Presente”, “Conexão Desterro”, e assim em diante. A partir de uma temática ampla trazida em cada edição especial, os alunos são capazes de explorar questões que são latentes e estão dominando o debate público.
Aprendizado e Desenvolvimento Profissional
A experiência de participar da construção do Telejornal Conexão UFSC é fundamental para a formação dos futuros jornalistas, pois permite que eles desenvolvam habilidades específicas para a área do telejornalismo, como:
- Reportagem: Realizar entrevistas, pesquisar e produzir matérias jornalísticas no formato ideal para a televisão.
- Edição de vídeo: Edição de imagens e áudios dos vídeos utilizando softwares especializados, criando reportagens iguais às que você assiste na TV.
- Apresentação: Apresentar as notícias ao vivo, aprimorando habilidades de comunicação e desenvoltura em frente às câmeras.
- Produção: Acompanhar todas as etapas da produção de um telejornal. O objetivo não é ensinar o aluno a ser um “apertador de botão”, mas sim ensiná-lo a entender o processo, desde o início do planejamento do telejornal até o momento em que ele vai ao ar. Com o Conexão UFSC, o aluno aprende muito além do apertar de botão, aprende o que está por trás da decisão de apertar o botão.
- Divisão de funções: Os estudantes possuem autonomia na produção do telejornal, de escolha nas pautas, gravação e edição do jornal, manipulação das câmeras, manuseio da mesa de corte e do equipamento que coloca o jornal no ar. No caso, a professora atua como editora-chefe, que bate o martelo sobre as decisões finais, chefia de reportagem, que busca fazer uma condução e uma orientação aos alunos e, após a publicação da edição do jornal, também age como um Ombudsman, para avaliar o que funcionou e o que não funcionou no trabalho realizado.
“O curso de jornalismo da UFSC tem uma estrutura muito boa, eu arriscaria dizer que é uma das melhores estruturas do país para universidades públicas. Temos essa tradição de articular a teoria com a prática e fazer com que os alunos botem a mão na massa em tudo, o que qualifica muitos alunos e os insere com mais facilidade no mercado de trabalho”
Por onde acompanhar o Conexão UFSC?
O telejornal é publicado no YouTube. Você ainda pode acompanhar o backstage nas páginas do Instagram. No semestre atual, você pode acompanhar o Conexão Presente e o Conexão Desterro.