Jornal-Laboratório ZERO
O Jornal Zero é um projeto de jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O Zero é vivido durante a 6ª fase do curso, momento em que os estudantes já passaram por todas as disciplinas que ensinam os fundamentos da redação jornalística, do radiojornalismo, do telejornalismo, do fotojornalismo, do jornalismo online, da produção gráfica em jornalismo e da edição. Após todo o percurso por essas disciplinas, os estudantes podem cursar disciplina Jornal-laboratório e assim trabalhar na produção do Zero, que faz uma espécie de orquestra com todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
No Zero, os estudantes possuem a oportunidade de viver uma experiência de simulação de uma redação de um veículo jornalístico real e possuem papéis bem definidos. Há a figura do editor, do repórter, assim como existe a necessidade da diagramação, de cumprir com os prazos de entrega e publicação. Tudo é feito pensado não apenas no aspecto impresso, mas também pensando nas mudanças trazidas pelas novas tecnologias.
“O Zero, por ser um veículo independente, dá a possibilidade aos alunos de explorar e criar pautas mais livres e críticas”
Um pouco da história
O Zero foi criado como uma disciplina optativa, no ano de 1982. Apenas no ano de 2006 a disciplina foi transformada de optativa para obrigatória. Desde a sua criação e, ao longo de sua trajetória, o jornal tem sido um espaço de experimentação e de exploração de pautas pouco visadas na mídia tradicional, abordando temas relevantes para a comunidade universitária e para a sociedade em geral.
Conteúdo e formato
O conteúdo do Zero é diversificado, abrangendo temas como sociais, políticos e culturais. São explorados temas relevantes que impactam a comunidade universitária e a sociedade em geral. Há reportagens longas, com pautas que demandam mais tempo para serem trabalhadas, mas agora, com os canais digitais do Jornal, também há a produção com pautas factuais. As matérias são apuradas, produzidas e escritas pelos próprios alunos, sob a orientação de professores e monitores
Importância do Zero para a formação dos jornalistas
A experiência de trabalhar no Zero é um divisor de águas para a formação dos estudantes do curso de jornalismo da UFSC. Ao participar do projeto, é possível desenvolver habilidades como
- Reportagem: Desenvolvem a habilidade de apuração de pautas longas e complexas, de entrevistar fontes e a escrever textos que serão utilizados em um veículo impresso.
- Edição e diagramação: Adquirem conhecimento sobre as técnicas de edição de texto e diagramação, aprendendo a organizar as informações de forma coesa e objetiva para que as principais informações caibam no material impresso.
- Gestão de projetos: Acompanham todas as etapas da produção de um jornal, desde a reunião de pauta até o fechamento, desenvolvendo habilidades de planejamento e liderança, além de entender como se é trabalhar cumprindo os mesmos requisitos que serão demandados numa redação real, como prazos de produção, excelência e organização.
- Trabalho em equipe: Aprendizado sobre a importância do trabalho em equipe, a partir do momento em que as funções são divididas e que cada aluno possui a sua importância no resultado final do jornal.
O Zero e a comunidade
O Jornal Zero não se limita a ser um projeto de ensino. Ele também desempenha um papel importante na comunidade universitária, ao informar e debater temas relevantes nos quais a comunidade se vê representada. Por todo o seu papel de importância em levar essas informações para o público externo ao curso de jornalismo da UFSC, o Zero também é um projeto de extensão universitária. Com a proposta de curricularização da extensão, ele tornou-se essa disciplina obrigatória que conhecemos nos dias de hoje.
O jornal é distribuído gratuitamente para a comunidade universitária e também possui canais digitais. Além da versão impressa, o Zero possui um Medium e perfis em redes sociais, onde publica reportagens,indicações de eventos gratuitos na região da Grande Florianópolis, postagens informativas para ajudar a comunidade e outros conteúdos relevantes. Você pode acessá-los logo abaixo: