Logo do Projeto de Extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC)
| |

Jornalismo e Ação Comunitária (JAC)

O Jornalismo e Ação Comunitária (JAC) é um projeto de extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que tem como objetivo aproximar os estudantes das realidades periféricas. Ao mesmo tempo que, por um lado, visa a formação cidadã do jornalista, o JAC também busca empoderar e utilizar a comunicação comunitária como uma ferramenta transformadora e empoderadora de comunidades.

O JAC possui uma forma de trabalho comunitária, ou seja, não são os estudantes e nem professores que escolhem o que será desenvolvido em cada projeto. É a comunidade que solicita e apresenta a demanda, e o JAC atua de forma a atendê-la. Um dos diferenciais do projeto é a permissão de estudantes de qualquer curso da universidade, o que facilita o trabalho de forma interdisciplinar. Dessa forma, a troca de conhecimentos colabora na formação acadêmica dos próprios participantes do projeto e também das pessoas contemplados pelo JAC.

“Essa presença é uma troca. O aluno vai, com seu conhecimento técnico, para contribuir, mas ele muitas vezes traz desse lugar, desse contato e desse convívio, muito mais do que ele levou. Temos muitos relatos nesse sentido. Isso é um ganho para um profissional jornalista muito importante e também um ganho como seres humanos, como pessoas”

Melina Ayres, fundadora do projeto.

Alguns exemplos de projetos desenvolvidos pelo JAC:

  • Produção de conteúdo informativo para comunidades (Pipa Informativa)
  • Criação de um documentário sobre a tradição do Boi de Mamão na Costa da Lagoa. O documentário focou no protagonismo infantil. As crianças da comunidade escolheram o formato de documentário, o tema e outras questões de produção. O documentário foi selecionado para a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
  • Oficinas de produção audiovisual: Realização de oficinas para ensinar técnicas jornalísticas e de produção de conteúdo para os jovens das comunidades visitadas pelo projeto.

Conheça mais sobre o JAC na página de Instagram

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *