Transverso – Jornalismo, Interesse Público e Crítica
O Transverso – Jornalismo, Interesse Público e Crítica é um projeto do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) que se dedica a aprofundar o estudo do jornalismo como prática social e cultural. O Transverso passa por uma abordagem transversal e transdisciplinar e considera o jornalismo como um agente ativo na construção social da realidade.
A perspectiva do Transverso interpreta o jornalismo como um eixo que parte da comunicação, pensando pelo ponto de vista mais comunicacional, como uma instituição que interage cotidianamente com a sociedade e com diversas áreas de saber. O jornalismo contribui para a construção social da realidade e também é moldado e transformado por essa realidade.
“Inevitavelmente, a gente acaba trazendo conhecimento da sala de aula para o Transverso e levando do Transverso para a sala de aula. Não tem como a gente não dialogar sobre essas questões e isso vai dinamizando e oxigenando as aulas. A partir do que a gente discute no Transverso, eu acabo comentando e trazendo exemplos para as aulas, eu acho isso fundamental. A UFSC ganha muito dessa relação tão próxima que a gente tem do programa de pós-graduação com o ensino da graduação. ”
Linhas de Pesquisa
O Projeto Transverso possui duas principais linhas de pesquisa:
- Discurso e crítica: engloba as práticas discursivas e narrativas do jornalismo e das mídias, procurando compreender as representações sociais, os imaginários e os valores que circulam na sociedade brasileira e como eles são moldados e reforçados pelos meios de comunicação. Na análise, busca-se a crítica de mídia e de cobertura jornalística, com o interesse em materiais noticiosos contemporâneos
- Interesse público e cidadania: engloba a análise das relações entre jornalismo e comunicação pública. Esta linha busca compreender a configuração do debate público em questões de interesse coletivo e os processos jornalísticos e comunicativos formados em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, além de estudar as práticas de mídias alternativas no espaço público contemporâneo.
Para saber mais sobre o Projeto Transverso, você pode acessar as redes abaixo:
